17 abril 2016

RESENHA: A DESCONSTRUÇÃO DE MARA DYER - MICHELLE HODKIN


Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la....

Autora: Michelle Hodkin 
Páginas: 378 
Editora: Record
Avaliação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 

Pense em um livro em que você começa a ler achando que é um romance envolvido com um leve suspense, e acaba vendo aquele leve toque de terror no decorrer da leitura. Este livro é com toda certeza, o A Desconstrução de Mara Dyer.

Decidi ler ele após conhecer a capa e a indicação de uma blogueira, confesso que fui na influência da capa, depois da resenha da colega e por fim, pela sinopse. Algo que eu realmente amei foi nas primeiras páginas em que Mara, Rachel e Claire jogando com o tabuleiro de ouija. Ver três amigas reunidas logo na primeira página me fez relembrar o primeiro capítulo de Pretty Little Liars, foi bem legal começar ler um livro lembrando de uma série que você gosta muito.

Nunca imaginei que seria um livro tão bom assim. O último livro que li em que envolvia essas coisas sobrenaturais foi Fallen, e foi uma grande decepção pra mim. Isto foi algo que influenciou muito o meu gostei e o meu não gostei na leitura, pois fiquei com um certo medo em acabar me decepcionando em uma leitura na qual coloquei muita fé. No geral, o livro foi maravilhoso e fiquei com um alívio quando acabei de ler, foi difícil acreditar que eu consegui gostar de um romance misturado com um tipo de suspense/terror.

É válido admirar a escrita da autora, pois não demora muitas páginas para notar o quão bem a autora escreve. Quando digo isso, não me refiro apenas ao tipo de escrita, mas também ao humor que ela mistura em um livro que aparenta ser bem aterrorizante. Todo mundo que ler sinopse, resenha ou ver capa, irá automaticamente pensar que o livro será uma mistura de terror com mistério, mas há algumas citações hilárias e os próprios personagens dizem coisas engraçadas em muitas partes do livro.

Vou admitir que achei bem confuso distinguir a realidade das alucinações de Mare. Ela vê pessoas que já morreram através do espelho e já é notável que é uma alucinação, mas vamos supor que esta pessoa não morreu de fato, é bem confuso. E há momentos em que ela faz várias coisas e de repente, mostra que ela acorda, só que aquilo aconteceu de fato porém ela acredita que não foi real, e ficamos naquilo de ser ou não ser, eis a questão.

É um livro que deve ser lido em momento que você tiver tempo mesmo, pois não é aqueles livros que lemos no ônibus e podemos ficar dias sem ler pois vamos continuar entendendo. Se ficar muito tempo sem ler, meu conselho é recomeçar a leitura, pois não adianta você ler algo sem compreender e quando se trata de um suspense, a atenção é a prioridade para ter uma leitura realizada com sucesso.

Após todo aquele ocorrido, de ter seus amigos mortos e sua vida parada por tanto tempo, sua família decide morar em um novo lugar para tentar recomeçar. Ela começa ter alucinações o tempo todo e todos acham que ela é louca e, para piorar, ela tem que conseguir se adaptar em sua nova escola. Lá ela consegue um único amigo, mas o foco mesmo é em Noah, um daqueles populares da escola que ao mesmo tempo em que todos os garotos odeiam ele, todas as garotas amam. Mara nunca foi de gostar muito de ninguém, sempre considerou Noah um escroto por mostrar gostar tanto dela, sendo que ela nem entendia o por quê. Ela ouviu seu amigo Jamie, falar coisas horríveis de Noah por estar preocupado em ver a aproximação dos dois, mas isto não influenciou muito no romance dos dois, eles são perfeitinhos juntos.

É um livro muito bom, que apesar de ser curto, você deve ter muita paciência em ler pra entender tudo se não ficará boiando na leitura dos próximos(pelo menos é o que acho, ainda não li os outros livros).

19 comentários:

  1. Oi Julia Rios, eu sou apaixonada por essa trilogia, é super completa, tem romance, aventura, mistério e até terror, parece uma versão SciFi de Carrie a Estranha, adorei, eu tive que ler antes mesmo de sair todos os três no Brasil ano passado, fiquei tensa!!
    Beijos e parabéns pela resenha.
    Seu blog é lindo!!

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giuliana, tudo bom sim e contigo? Então, primeiramente vi esta capa incrivelmente linda, fiz até uma postagem sobre capas incluindo esta e mencionei no post que queria ler muito. Uma semana depois resolvi ler e vou dizer: que livro incrível, hein?!
      Obrigada, fico muito feliz em saber isso! ♥

      Excluir
  2. Já faz algum tempo que queria ler esse livro e depois da sua resenha fiquei com mais curiosidade ainda, parece ser muito bom

    Beijos:*
    Escritas na Chuva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, é muito bom! Não vai se arrepender haha. Beijos!

      Excluir
  3. Estou a tempo com esse livro na fila "para ser lido". Mas, acho que vou subi-lo para ser o próximo graças a sua resenha.

    www.ligeiramenteazeda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu subi ele na minha listinha também(parece que isso acontece com todo mundo quando se trata de livros assim) e não me arrependo. Mentira, só me arrependo um pouco pois estou louca para ler os outros e parece que vou ter que subir outros dois na lista hahaha livro influenciador!

      Excluir
  4. Nunca li livros do gênero, mas agora estou curiosa :@
    Sobre o que você falou da leitura, suuuuuper verdade, tem histórias que são tão trabalhadas que exigem foco, tempo e total concentração nelas, porque caso contrário você acaba se perdendo em muitos detalhes e deixando de entender certos momentos da história, comprometendo a leitura toda.
    Beijos

    www.juhlihipy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ju, tem livros que você percebe que está no final dele mas não entendeu nada!

      Excluir
  5. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Eu amo esses tipos de livro, já quero ler!!!!

    ResponderExcluir
  6. esse livro me chamaria atenção só pela capa, mas eu também adorei a sinopse. Gosto muito dessas coisas bizarras, que envolvam terror, suspense e loucura; principalmente loucura! *-* sério, me apaixonei pela sua resenha e esse livro já entrou na minha whishlist :)
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Lu! ♥ Também me apaixonei pela capa!

      Excluir
  7. Eu não sirvo pra esse livro! Sou muito medrosa e tenho a mente fértil demais, além de dormir de frente pro espelho kkkkk mas sério, se não fosse o meu medo, eu com certeza leria.
    isabellefelicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que pena! Ele nem dá medo não, eu falando assim parece que é uma resenha de um dos livros do Stephen King, mas não, é bem "normal" haha

      Excluir
  8. Uau! Esse livro parece ser incrível e nesse momento estou louca querendo ler hahaha acho que amanhã vou tentar achar na livraria, que resenha incrível <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FICO MUITO FELIZ QUANDO VEJO COMENTÁRIOS ASSIM, QUE MOSTRAM QUE EU CONSEGUI DE ALGUMA FORMA INCENTIVAR UMA LEITURA! ♥ Leia sim!!!

      Excluir
  9. Queria muito ler esse livro mas já não quero mais, sou toda medrosa e se tem terror não quero. Comprei um livro mas li só a primeira página porque também começava com jovens jogando com um tabuleiro Ouija DD:
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, ele não tem nada de medo não hahahaha é um toque de terror leve(what?). Enfim, beijos!

      Excluir
  10. Eu não gosto muito de ler, mas depois de ler essa resenha, fiquei completamente curiosa, e já estou louca para ler.

    http://endysemsentido.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir