19 janeiro 2016

OPINIÕES CONTRÁRIAS

Essa publicação foi inspirada nos comentários do blog. Vejo muitos deixando de ler algo por ver críticas, comparações ou resenhas negativas. Eu ficaria imensamente feliz se soubesse que todos os meus leitores entendem o recado que sempre tento compartilhar: todo livro deve ser lido, independente de comentários negativos. Tenha certeza que aquele livro jogado na prateleira, o livro que você odiou, é amado por alguém.
Sei que tem sempre aquele livro revoltante que você sai falando mal para qualquer leitor que vê, acredite, eu sei. Tem um livro que demonstro um ódio profundo por ter gasto um dinheirão no box todo e me arrependi desde o primeiro livro. Conheço muitos fãs da saga e é por isso que continuo levando este pensamento. Uma amiga minha ama demais os livros, é louca por eles e eu sinto vontade de chorar de ódio quando lembro dele. Cada leitor tem um gosto diferente do outro.

Resenhas negativas é algo que eu tenho um pouco de medo tanto pra ler quanto pra escrever. Tenho medo de ler uma resenha negativa na qual o blogueiro pisoteia o livro causando um trauma nos leitores, fazendo com que eles desistam de uma leitura. Detesto blogueiros que fazem isto, acho que ninguém teve "pisar" em um livro pois cada um tem um gosto diferente. Resenha negativa deve conter os erros que você notou, as coisas que incomodaram você e os pontos que você acha que deveria ser aprimorado.

Todos os que já leram resenhas negativas minhas puderam perceber a minha indicação no final, sempre dizendo pra ler e incentivando a leitura nos comentários. Sempre digo isto pois as vezes o livro perfeito anda escondido por aí ou jogado longe por aparentar ser ruim(críticas, comparações, resenhas influenciando o leitor a ignorar o livro por completo).

Vou ir pela parte de julgar um livro pela capa, sinopse ou gênero. Muitos comentam aqui em algumas resenhas minhas dizendo que não lê por não fazer o seu "estilo". Confesso que fico muito triste vendo comentários assim, pois tu só descobre se um livro faz seu estilo lendo ele. Não sou fã de romance, tento passar longe de livros do tipo mas sou apaixonada pelos livros da Carina Rissi. Acho que não é pelo fato de um livro de tal gênero ter te decepcionado que você não irá gostar de outro. Vamos tentar, né?

Vocês devem estar pensando que estou falando muito e que não sigo nenhuma dessas regras. Pessoal, vocês que acompanham o blog viu uma postagem recente minha com os livros desejados desde 2015. Na lista só há livro de terror e eu nunca li um livro de terror mas me interesso por completo nos livros do Stephen King. Eu não curto filme de terror e já tentei gostar, não consigo pois começo dar risada e não funciona.
Quanto aos livros, adorei as sinopses, parece ter uma história boa além do terror. Se interesse pela história, foco na história HAHAHA.

Quanto a capa, muitos dizem aqui também que não irão ler algo pela capa. Essa capa é feia, é sem sentido, é sei lá o que. Comentaram aqui dizendo que a capa do livro Perdida não parecia ter nenhuma relação na história. E aqueles tênis? Ian riu muito do sapato esquisito de Sofia.
Capa é o de menos. Se depender de capa nunca iremos ler algo que gostamos. A capa é uma grande influência eu confesso, as vezes nem leio a sinopse e já desejo o livro pela capa. É normal? É, mania de leitor mas acho que para encontrarmos o livro perfeito devemos pesquisar, ler resenhas.

Pouco tempo atrás eu não curtia ler resenhas por medo de conter spoiler ou me influenciarem a não ler, mas recentemente parei e refleti sobre resenha. É útil sim! Vocês dizem que a sinopse não te conquista e nem a capa te conquista, mas a resenha é que diz se irá te conquistar ou não. A sinopse é um resumo, é como um filme, tira as melhores partes. A resenha te traz detalhes, informação sobre os personagens, pontos positivos e os negativos. A resenha diz se é um livro conquistador mesmo pela capa feia e a sinopse mal elaborada. É importante ler resenhas sim.

No Mundo da Luna foi o livro que li por impulso, comprei mesmo pela capa pois a sinopse não me conquistou nada e não era fã de ler resenhas(pensamento alterado com sucesso). A sinopse não me mostrou nada sobre o livro, não dizia nada no que tinha no livro e quando li, chorei de rir, era muito bom. Carina Rissi faz isso em todos os livros, não dá nenhum detalhe na sinopse e lota o livro de emoções, ela já tem um público que confia nas obras dela e lê mesmo com as sinopses fracas. É como Kiera Cass, já está todo mundo preparado para receber sua nova obra. 

É isso, você deve confiar na leitura, tentar ler e esquecer as opiniões. Aprenda a formar opinião. Beijos!

35 comentários:

  1. Nossa, amei seu texto! Às vezes odiamos tanto um livro e não pensamos que tem gente que gosta... Eu por exemplo amo A culpa é das estrelas, não suporto que falem mal. Você demonstrar seu ódio internamente, para as pessoas mais próximas, pro gato, pro cachorro, é uma coisa. Outra é você fazer uma postagem chamando o trabalho de alguém de lixo. Eu não gosto de ler resenhas assim, é um desrespeito com o autor, com quem gosta do livro e com quem lê a sua resenha. Confesso que fico muito perdida na hora de escrever uma crítica negativa, é tão difícil falar mal sem ofender... E vou escrever uma logo mais. Para mim é pior ainda quando o livro veio de parceria com um autor independente, porque ele está na luta tentando vender o peixe e você vai lá e fala mal. Mas também não pode enganar os seus leitores... A gente fica entre a cruz e a espada. Gostei muito da sua reflexão. Tomara que mais blogueiros literários a leiam.
    Um beijo!
    http::/virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, espero que não só os blogueiros literários mas que os outros também leiam pois opiniões contrárias não está só na literatura e sim em todo o lugar. Beijos!

      Excluir
  2. Você disse tudo. Um livro pode ser ruim pra mim, ou para o momento que li o livro, mas pode ser o livro preferido de outra pessoa. Claro, não deve ofender, mas tem que mostrar os pontos negativos que VOCÊ achou do livro, e que talvez seja algo que incomoda outro leitor também. Você tem que ser sincera.

    Tá rolando uma promoção valendo 9 livros no meu blog. Participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resenhista deve sim ser sincero mas não deve influenciar alguém a não ler algo. Li muitas resenhas nas quais o blogueiro dizia para o leitor não ler tal obra. Um livro que não me agrada talvez agrade outro alguém e por isso não devemos quebrar a obra assim. Digo isso pois li Fallen, uma leitura que me decepcionou muito e tenho um ódio enorme do livro, mas conheço muitos que amam a serie. Opiniões contrárias, notou? Beijos!

      Excluir
  3. Oi Julia, tudo bem?
    Temos algo de diferente. Eu costumo indicar os livros que eu gosto. Os que eu não gosto, não indico. Mas, tenho consciência de que outras pessoas podem gostar dele. O início do teu texto já me fez lembrar de um livro que eu li e detestei, mas todas as resenhas dele eram positivas. Aí, quando postei minha resenha com os meus comentários, todos ficaram boquiabertos, comentando coisas do tipo: "Sério que tu não gostou?". Gente, parem! Somos pessoas diferentes. Temos gostos diferentes. Nós temos o direito de não gostar.
    Quando a questão da capa, eu concordo plenamente. É claro que capas bonitas chamam atenção e tal. Mas, não julgue um livro pela capa! Há livros maravilhosos com capas bastante simples.
    Gostei muito do seu texto!

    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não indico obras que não gosto, não saio dizendo pra ler mas eu juro que procuro não comentar sobre, se a pessoa quiser ler tudo bem mas eu não vou dizer pra ela não ler por a leitura não te me agradado. Que bom que gostou! Beijos.

      Excluir
  4. Oiii
    Adorei o texto, e em relação de ler pela capa, já tive bastante oportunidade de conhecer livros pela capa, principalmente pela capa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que o papel de uma resenha é mostrar todos os pontos positivos E negativos de um livro. Quando procuro uma resenha eu quero saber se eu realmente me interesso pelo livro, porque de fato nem sempre a sinopse é o suficiente. Mas temos sempre que levar em conta que a resenha é uma OPINIÃO, portanto só lendo mesmo para você formar a sua própria. Não é bom se deixar influenciar tanto por resenhas alheias.
    Ótimo post! E, ah, eu sou de Campinas também! (:

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Aline. Que legal hahaha muito bom saber que há blogueiros literários de Campinas! :D

      Excluir
  6. Julia, isso é tudo o que eu penso e mais um pouco, rs.
    Eu também era assim, odiava ler e assistir resenhas por ter medo de pegar spoilers e etc, mas eu parei pra pensar, e poxa, eu faço resenhas, se todas as pessoas pensarem assim ninguém lerá também as minhas resenhas, então eu preciso ser diferente.
    E a partir daí eu comecei a ler muitos livros através das resenhas que eu leio, e isso é muito bom!
    Sobre escrever uma resenha negativa, eu evito ao máximo, se o livro não foi bom pra mim (mesmo eu sabendo que tem gente que gosta) eu prefiro não divulgar, exceto quando eu ainda encontro um ponto positivo no livro, mesmo não gostando tanto dele.
    Mas eu ainda compro muitos livros pela capa, sem pesquisar nada sobre ele, gosto desse sentimento de perigo por poder não gostar dele, rsrs, só que quando é uma série, eu já aprendi, compro só o primeiro volume, se gostar eu continuo comprando, passei a fazer isso depois de comprar uma série toda, ler o primeiro livro e odiar a ponto de nem conseguir olhar mais pra ele...
    Mas é isso, a gente vai vivendo, lendo e aprendendo nesse mundo literário, rs.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Gosto de pesquisar sobre ele para evitar decepções hahaha

      Excluir
  7. Oie gata.
    É tão complicado quando a gente escreve um post e as pessoas ou não sabe interpretar ou tem preguiça de ir atrás. Sei lá.
    Eu tenho receio de escrever resenhas de livros que não gostei. Blogueiros são formadores de opiniões e sempre tem aquele que se lê um simples "eu não gostei" na resenha, já acha que o livro é livro. Me incomoda e como tu disse "todo livro deve ser lido". Quando fiz minha resenha de Zen Socialismo choveu comentários do tipo "não leio livros políticos" gente ele é muito mais que isso. Fiquei tão deprimida em ver que meus próprios leitores não querem dar a chance para um livro cheio de cultura.
    Vamos formar opinião, todos nós.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um defeito nisso aí, sou aquela que diz "não leio biografias" HAHAHA mas eu juro, não consigo me concentrar.

      Excluir
  8. Oiee, tudo bem??

    Assim, como você disse, cada leitor pensa de um jeito e gosta de coisas diferentes, de formas diferentes.

    Pra mim, uma sinopse, gênero, e a resenha me importam sim. É difìcil eu achar um livro que não gosto, porque seleciono bem antes de ler. Porém, não pense que minha lista é pequena por causa das restrições, é enooorme. E sempre abro excessões.

    Eu sou daquelas que dizem que não leria por causa do género. Significa que nunca vou ler aquilo? Não, não é isso. Eu prefiro comédias românticas, aventuras, fantasia. Pra me conquistar, um livro fora da minha zona de conforto tem que ter uma ideia muuuuito boa pra me fazer anotar ele na minha lista, tem que me conquistar mesmo.

    Talvez pra você isso seja "fechar as portas" pra uma leitura que me poderia ser prazerosa, mas meu esquema vem funcionando pra mim e acredito que cada leitor tem sua própria forma de pensar.

    Quanto a resenhas negativas, olha, como blogueiro devemos ser sinceros. "não gostei daquele livro porque...", tem que falar mesmo. Não esculachar também ne, aí n dá mesmo.

    Tenho pouquíssimas resenhas negativas porque pego pra ler aquilo que acho que vou gostar, mas quando me deparo com algo que me incomodou, eu coloco na resenha. Mas deixo claro para os leitores que isso é coisa minha e que eles podem ter opinião contrária.

    Quanto a resenhas negativa que leio, realmente desanima ler um livro que o blogueiro ta falando que é ruim. Mas se a sinopse e história me chamaram a atenção, vou ler sim levando em conta as críticas; deixo a expectativa baixa pra não me frustrar ou me surpreender.

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resenha negativa deve sim conter os erros, defeitos e os pontos negativos mas o que tentei dizer nessa postagem foi que nenhum blogueiro deve dizer para seus leitores não lerem algo. Influenciar mesmo alguém ignorar uma leitura. Talvez algo que ELE não gostou, outra pessoa goste. Beijos!

      Excluir
  9. Acho que nós, leitores, jamais podemos nos deixar influenciar por críticas negativas, sejam em blogs ou jornal, escritas por blogueiros ou críticos de renome. Temos que ter a consciência de que uma obra, por melhor que seja, não vai agradar a todos. E um livro, mesmo mau escrito, pode guardar uma estória que vai encantar milhões.
    Eu até fiz uma resenha sobre Crepúsculo onde falo sobre esses preconceitos literários que machucam tantos e tantos leitores, autores e editoras. Irei postar em breve.

    Como você ressaltou, temos que ter cuidado sobre o que iremos escrever em nossas resenhas por mais negativas que sejam, pois alguém pode se interessar pelo livro mas ficar com medo de ler, já que falaram tão mal!

    Tudo bem ter uma opinião. Isso é ótimo. Mas ferir outros leitores denegrindo a obra e até mesmo quem as lê, é um absurdo.

    Gostei do texto! :D
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que todo blogueiro deve dizer os pontos negativos mas de forma alguma influenciar alguém a não ler algo.

      Excluir
  10. Oi Júlia, adorei o seu texto. Se for pra criticar, critica dando a sua opinião! Não precisa menosprezar também. E isso não é só relacionado a livros, na verdade é em tudo. Fico muito irritada com pessoas que dizem que algo não presta ou que fulano só ler porcaria simplesmente porque ele não curtiu ou ouviu falar que não é legal. Dá tanto trabalho e dinheiro produzir um livro pras pessoas ficarem criticando sem avaliar bem o que tem em mente né? Enfim. Super beijo e to seguindo seu blog lindo!!

    Mergulhares | Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, devemos todos ser formadores de opinião. Sabe, eu gostaria que todos os leitores tivessem um blog, seria um verdadeiro mundo de leitores e cada um avaliasse sua leitura, seria muito mais fácil, gostaria que as pessoas entendessem que resenha é algo pessoal e todos nós temos resenhas diferentes. Leia e forme sua opinião.
      Que bom que gostou, fico feliz em saber! ♥

      Excluir
  11. É difícil uma resenha negativa mudar minha vontade de ler o livro, às vezes só me deixa mais curiosa ainda para ler. Masse já é um livro que eu não tinha muito interesse, impacta sim. rs
    Capa é algo que se eu acho linda eu quero ler, mas se for feia não chega a me repeli, leio a sinopse e se for bom, leio.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é raro uma resenha negativa me desanimar pra ler algo!

      Excluir
  12. É.. Bem, acho que todos devem ter a sua propia opinião, os comentários, as resenhas são feitas na base de alguma opinião e muitas vezes feitas como criticas, se for dar criticas de criticas construtivas.

    ResponderExcluir
  13. Ola Julia ótima postagem, eu leio livros independente da capa, feia ou bonita me importa o conteúdo, mas um toque ao autor sempre é bom afinal a capa é a porta de entrada do livro, com relação a gêneros gosto de quase todos, apenas livros em naves, marte não adianta já tentei ler, minhas resenhas negativas são meu ponto de vista pessoal e sempre aconselho a lerem e terem o seu. beijos


    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais pessoas como você. Há muitos que não entendem que todos temos gostos diferentes e ficam dizendo para não lerem algo, fico super chateada com isso.

      Excluir
  14. Olá Julia!
    Eu sempre sou sincera na hora de criticar os livros, dou sim minhas opiniões positivas, mas quando não consigo gostar, não adianta, não sei elogiar. Sou bastante eclética quanto a estilos literários, na verdade, foi bom ter nascido assim pq agora vou trabalhar nessa área. Acho ótimo quando o resenhista, comentarista, fala que não gostou do livro, ou que não recomenda pra qualquer leitor (tem leitores que não estão preparados para alguns tipos de leituras). A opinião é sempre bem-vinda e concordo com você quando alguém me responde assim: não vou ler esse livro pq você não gostou. Poxa, olha o que eu escrevi durante toda a resenha e toma opinião com as coisas que você gosta. Se a opinião é igual a minha, ótimo! Se não, lê o raio do livro ora.
    Entendo sua revolta e só te digo uma coisa: depois de uns anos lidando com isso que nos incomoda, a revolta não vai passar, ela só amadurece hahah
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a opinião é igual a minha, claro que não irei dar muita chance ao livro mas caso contrário, a opinião dele é a dele, a minha é diferente e eu vou ler!

      Excluir
  15. Olá, Júlia. Realmente muitas pessoas se deixam influenciar por capa, resenha, sinopse. Eu sou uma dessas pessoas, se leio alguma resenha negativa e vejo que não vou gostar daquele livro, passo longe dele. Assim como uma resenha positiva, eu posso gostar ou não dela, vai do gosto da pessoa. Julgo bastante pela capa também, posso me arrepender disso. Mas se eu vejo que a história é boa, eu compro o livro. São muitos fatores a favor e contra quando você vai ler/comprar um livro, ninguém quer se arrepender depois que gastar o dinheiro, rs.

    Beijo,
    www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é a maior sedução de um livro hahaha impossível não querer um livro com uma capa maravilhosa.

      Excluir
  16. Nossa, terror é algo que eliminei da minha vida! E nem adianta dizer que devemos ler tudo mesmo sem gostar do gênero em geral, não gosto de terror porque me dá pesadelos, então não leio, simples assim. Tem gêneros que eu acho até válido a gente dar uma chance de vez em quando, mas terror não leio de jeito nenhum, sei que não me faz bem, independente do quanto seja bem escrito. Nada me deixa mais feliz do que eu publicar uma resenha negativa e a pessoa comentar que quer ler justamente pelos motivos que eu apontei... rs... prova isso, que cada um tem um gosto, ontem mesmo disse que não curti um livro porque é cheio de criaturas tipo zumbis, e alguém já quis ler também por isso. Enfim, resenhas são importantes, mas as pessoas não podem se prender àquilo e desistir de ler um livro só porque alguém não gostou.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Julia!
    Que texto lindo e muito bom. Eu quando não gosto de um livro deixo claro o motivo, mas sempre recomendo paras pessoas tirarem suas próprias conclusões. Mas se eu ler uma resenha e o livro não me chamar a atenção, eu não irei ler, mesmo que eu esteja perdendo a melhor leitura. Pois já pela resenha eu percebo que não irá me agradar, é gosto. Mas é claro que não me prendo a só uma resenha, eu busco ler várias opiniões. Adorei o texto e parabéns!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Eu gostei bastante do texto, mas vou discordar em um ponto. Não se deve ter medo de fazer resenha negativa porque a resenha é sua experiência de leitura, ou seja, não deve ser uma mentira. Nunca tive problemas em fazer resenhas negativas no blog porque exponho os problemas que tive com a narrativa, mas também deixo aberta a leitura porque a escolha é livre e todos temos gostos diferentes. Sempre me apoio em opiniões de blogs que já acompanho e lançamentos das editoras.
    Falta na blogosfera mais resenhas e menos resumos.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!!! Já posso aplaudir?
    Você disse tudo!!!
    Acho ridiculo quando um blog faz uma resenha massacrando um livro e o seu autor, assim como não gosto dos comenta´rios estilo, nossa não vou ler ja que vc nao gostou e bla bla bla.
    Acredito que cada um tem uma opinião.... o que eu gosto, vc pode não gostar... mas sim vc tem que ler.
    Acho que toda obra pode ter o seu ponto positivo e negativo, busco frisar isso em minhas resenhas tbm, mesmo que eu não tenha gostado do livro, jamais vou deixar de indicar, pois sempre tem aqueles que possam gostar.

    beijosbeijos
    Mayara
    Livros & Tal

    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Também procuro tomar cuidado na hora de resenhar um livro,até porque opinião é uma coisa,falta de respeito é outra,concordo com o que você citou,cada pessoa tem um gosto diferente.E tem gente que diz que quer ler algo diferente,mas quando você apresenta pra ela um livro pouco conhecido, ela diz que não, que isso e aquilo, ai fica difícil.


    Bjss

    ResponderExcluir