23 janeiro 2016

DESRESPEITO NA INTERNET

Hoje irei retornar com um assunto que está me incomodando muito. Não é novidade para ninguém que em redes sociais as pessoas se sentem mais livres para se expressar, criticar e ofender alguém, mas ultimamente isto está passando dos limites.
Ter um perfil em uma rede social não significa que você pode publicar qualquer coisa nela, tem seus limites. Difamar alguém na internet não te faz ser melhor.

Respeito deve ter em todo lugar, não deve ser cobrado, é sua obrigação respeitar alguém. Em uma discussão, o correto é quem sabe argumentar sem te xingar ou te ofender, palavrões não te dá a razão.
Não é pelo fato de você estar na internet que você pode julgar alguém, principalmente se for sem motivos. O maior defeito de alguém é achar que por não "conhecer a pessoa" fora de uma rede social, tem o direito de criticar/ofender alguém.
Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas.
Eu estou devendo um texto de concorrência aqui no blog, mas vou citar algo que está relacionado ao assunto tratado no post. Atualmente as pessoas competem números de redes sociais, é uma guerra para saber quem tem mais seguidores. Se uma pessoa tem um público maior que o outro, esse alguém é alvo de críticas e ódio gratuito. Eu sinceramente não entendo o motivo para existir coisas do tipo, nunca pensei que chegaríamos ao ponto de disputar público em redes sociais.

Depoimentos de pessoas que já sofreram cyberbullying:
Olha eu jogo online e lá tem muito preconceito com meninas, aí teve uma vez que um garoto descobriu sei lá como que eu era menina(deve ter sido pelo jeito de falar, começou a falar umas coisas horríveis pra mim, me chamando de vadia, putinha, e vocês ja podem imaginar o resto das coisas, não é? Ele me taxou como uma prostituta, e ficou falando isso o jogo inteiro, eu na mesma hora saí e comecei a chorar, nunca tinha acontecido nada do tipo comigo, é horrível!! - Sarah Kraus 
...
Entre os gifs, depoimentos e as comunidades o Orkut teve um momento negro, o momento em que começou a modinha de hacker os perfis. Eu tive o meu perfil hakeado três vezes, as duas primeiras foram dentro do habitual da modinha, mas a terceira vez foi um ataque constrangedor porque um conhecido de escola (amigo do ex namorado e odiado por todos) invadiu a minha conta e colocou frases palavras de baixíssimo escalão, me ofendendo e dizendo coisas horríveis.O que mais magoou foi ele me ofendeu com mentiras e esqueceu que naquela rede eu tinha a minha família e que essas pessoas se entreteceriam ao ver aquelas publicações e foi isso que aconteceu, tios e primas me questionaram sobre o ocorrido e eu senti vergonha sem ter feito nada.Descobri, depois de uma semana, quem foi e fui discuti com ele, dei um tapa na cara do menino (errei, desci do salto, mas ele era escroto, rsrs) e discuti com a mãe dele que achou correta a atitude do filho. Foi algo que me magoou e me fez perder a cabeça, mas pelo menos na roda de amigos os ataques onlines foram discutidos e chegamos a conclusão que é um ato enorme de covardia e maldade. Infelizmente essa atitude saiu do Orkut e ganhou uma proporção ainda maior. Não consigo entender quem se acha no direito de julgar, ofender e falar o que bem entende, simplesmente porque está atrás de uma máquina... Isso acontece quando o homem está com uma arma, carro e agora computador. Isso é crime, magoa e causa grandes danos. Cuidado com o que você compartilha e curte, mesmo que o post não seja seu, não ajude a disseminar o mau. Ingrid Caroline

...

Eu tinha 16 anos e participei de um vídeo na época com os colírios e tinha o dente tortinho, e quando o Guaraná Antárctica expôs o vídeo vieram muitas meninas falando do meu dente, como "pagar ingresso pra ela ver o jogo é fácil´, quero ver pagar um aparelho". Foi bem chato e um momento legal se transformou no meu pior pensamento.  Anônima
 ...
Bom, o acontecido foi que, eu tinha uma amizade muito forte com uma amiga virtualmente. Ela mora bem longe, e já ia fazer 1 ano que conversávamos muito, mas uma outra amiga dela ficou com ciúmes, e deu uma briga muito feia. Começou a me xingar, fazer coisas absurdas com a minha ex amiga virtual. Acho isso uma coisa absurda, é de extrema importância que as pessoas percebam o quanto tratar alguém bem virtualmente quanto pessoalmente é uma coisa pra se levar pra sempre! - Julia Fernandes
...
Já me xingaram usando um perfil falso, se houvesse um motivo seria pelo menos compreensível, mas xingar alguém atoa é mais vergonhoso que tudo. Tive que aguentar indiretas diárias, aquele tipo de indireta ofensiva, horrível e mesmo não citando o meu nome já era óbvio para quem era. Sofri  de comentários idiotas por ter "curtidas" em uma foto, esse foi um dos motivos para eu ter feito uma mudança certa em todas as minhas redes sociais. Recebia alertas do Facebook toda a semana por tentativas de invadirem o meu perfil. Sinceramente? Algo ridículo, até porque a vida das pessoas atualmente estão sendo expostas por completa nessas redes sociais e é raro encontrar algum tipo de privacidade. Já recebi mensagens anônimas em meu Whatsapp, me xingando e dizendo que eu sou exibida. Eu não sei de onde as pessoas tiram tantos comentários horríveis de alguém e sem motivos, pois eu me conheço e sei o que eu sou, não preciso que ninguém venha me dizer isto e principalmente, por redes sociais. Uma tela não está te protegendo pra você humilhar alguém na internet, qualquer um pode abrir um b.o contra você. Respeito não é algo que deve ser cobrado, é algo que se deve ter em todo o momento. Em uma discussão o errado é o que xinga, não é pelo fato de você ter comentado algo agressivo que você irá estar com a razão. - Julia Rios
... 
Uma das coisas que mais atinge o ser humano, é o psicológico. Acho que até mais do que uma agressão física. Quando falamos sobre bullying, estamos falando de agressões psicológicas e o cyberbullying ele consegue ser incrivelmente forte apesar de ser através de um computador, celular ou tablet. Esses dias eu passei por isso, aliás, bullying eu passei na infância por ser um fantasma cheio de veias. Mas o cyber, ah, ele doeu muito mais. Mas serviu pra uma coisa: eu me tornei uma pessoa mais forte. Mas, vamos ao acontecimento. Desde domingo passado, ao divulgar o meu vídeo, comecei a receber ataques e indiretinhas. Pessoas me chamando de “virgem Maria”, outras falando que só gostavam de mim por interesse ou outras piadinhas sem graça que os internautas tem o prazer de fazer na internet. Até que... Na madrugada da segunda pra terça, uma pessoa resolveu fazer uma montagem com a minha foto onde dizia “não alimente as vadias atenciosas”. Perdão pela palavra, mas era bem assim. Isso me fez ficar indignada, revoltada e sem saber até que ponto pode chegar o ódio gratuito das pessoas. O que eu fiz? Não chorei. Não gritei. Apenas tremi. Não fiquei calada como me disseram pra ficar. Disse a verdade... Cyberbullying é crime, calunia é crime, difamação é crime. Não podemos nos calar! Temos que gritar, mandar pararem ou tomar providência. Ninguém é superior a ninguém! Ninguém. - Martinha Barreto
Isso já aconteceu comigo, e foram duas vezes! Uma o anônimo fez um comentário mega machista em um post que fiz sobre existir pessoas cafajestes. E o outro foi uma LEITORA, postar indireta no perfil pessoal dela na seguintes palavras "As pessoas hoje em dia se preocupam se pessoas são inamoraveis ou não. Te dou uma dica: espalhe curriculos, faça um vestibular e pare de postar merda na internet. ISSO NÃO FOI UMA INDIRETA E SIM UMA DIRETA" por que eu tinha feito um vídeo no meu canal sobre pessoas inamoraveis. - Indy Thaynara

39 comentários:

  1. Tombou de salto 15! Post incrível, depoimentos fortes e dignos de serem compartilhados com o mundo. Fiquei feliz em participar. 💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha compartilhado conosco o que ocorreu contigo. Beijos!

      Excluir
  2. Parabéns pela matéria, Julia!

    É realmente impressionante como o ódio vem tomando espaço nas postagens e comentários pelas redes sociais... mas não imaginava que poderia vir atrelado à concorrência por atenção, audiência, abriu meus olhos, obrigado! ;)

    www.misterbonder.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que há MUITA concorrência em números, em público... Principalmente na blogosfera!

      Excluir
  3. Abaixo o ódio, seja de que tipo for. Parabéns pelo texto, Júlia.

    ResponderExcluir
  4. Já passei por situações tristes. E pior sendo blogueira literária.
    Em 2013 teve pessoas que estavam vendendo livros e kits de receberam de cortesia e eu denunciei em meu blog sem citar nome algum. Até hoje minha postagem tem visitas.
    Tem uma pessoa em questão que vai em meu blog usando perfil fake e me xinga várias vezes. Muito mesmo.
    Até perfil em facebook a pessoa fez para me chacotear. Falando que eu era feia, analfabeta e por ai vai.
    E o pior que apenas que a pessoa parou um pouco, vez e outra aparece para me incomodar. Acho triste isso. Porque sei quem é o ser humano. E cara, a vida tem tanta coisa boa, é tão bacana você concentrar sua energia em algo do bem porque volta para você né?
    Gostei demais da sua postagem, acho que muitos vão se identificar.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei o blog em Outubro e não vi nada assim ainda. Que horror, a editora nos dá a honra de receber kits e vai lá e vende? Que falta de vergonha na cara!

      Excluir
  5. Julia, adorei seu post.
    MARAVILHOSO.
    Só li verdades.
    É um absurdo que ainda exista pessoas tão idiotas ao ponto de se aproveitar do meio virtual para xingar as outras.
    Sem contar o quanto é idiota disputar números, esse tipo de coisa só vem com trabalho e esforço.
    Adorei muito o post.
    Parabéns!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canso de ver disputas, principalmente quando vai a pessoa em um grupo e faz uma comparação com o blog de outra pessoa. SE TEM PÚBLICO, TEM ESFORÇO! NADA É DE GRAÇA! Fico feliz que tenha gostado haha

      Excluir
  6. Muito bom o post. É vergonhosa esse tipo de coisa acontecer em pleno 2016, mas é uma realidade. Pessoal acha que só por estar atrás da tela de um computador pode fazer essas coisas, disfarçando desrespeito com opinião.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Disfarçando desrespeito com opinião" falou TUDO. Detesto vir alguém com aquela opinião descarada praticamente pisando no trabalho de alguém. Hoje em dia é raro ver alguém que não tenha pelo menos uma rede social e isso é o que prejudica, cada vez terá mais desrespeito!

      Excluir
  7. Realmente um ótimo post.
    Tenho muito medo de um dia passar por alguma situação dessa...
    Beijos

    myself-here1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Parabéns pela matéria! Parabéns mesmo.
    Não é todo mundo que tem a coragem de falar sem medo sobre um assunto tão complicado. E o pior que infelizmente é assim. O que mais vemos hoje são pessoas ofendendo outras. É um ódio gratuito e descabido porque na maioria das vezes as pessoas nem se conhecem. Quem pratica esse tipo de crime acredita que a internet é uma ''terra sem lei'' e usa o direito da ''liberdade de expressão'' para falar tudo o que pensa e expor seus preconceitos. É muito fácil insultar uma pessoa estando por trás da tela de um computador.
    O que eu realmente acho é que as pessoas que fazem esse tipo de coisa realmente o fazem para ''inflar seu ego'', na tentativa de se sentir superior a alguém. É realmente lamentável.
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal xinga, ofende, julga alguém achando que vai ganhar moral e ganhar o título de "formador de opinião". Me poupe, as vezes cansa navegar na internet e ver coisas assim!

      Excluir
  9. Oi Júlia!
    Temos isto muito desrespeito na internet ultimamente né?! Não precisa ser famoso pra sofrer com isso. Graças a Deus nunca passei por nenhuma situação assim. Ótimo post!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, tenho muita raiva disso e principalmente quem "mata" famosos na internet. Mano, é o tempo todo falando que alguém morreu e ninguém nunca sabe se é verdade ou mentira!

      Excluir
  10. Olá, eu amei o post, parabéns! Bullying na internet é algo que acontece todos os dias, e muitas vezes nós nem temos noção do quanto isso pode ser sério. Gostei bastante dos comentários e dos relatos das pessoas. Infelizmente isso acontece muito.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Os espaços virtuais estão cheios de gente desonesta e covarde. Uns dão as caras, outros não, mas sempre aparece alguém pra fazer desaforo e sacanear. É igual nos canais do youtube que quando são divulgados em grupos chove deslike ( rola uma rivalidade "oculta" e pessoas querendo prejudicar as outras na calada). Acho dificil lidar com certas situações. No meu Facebook eu não tolero muita coisa, já deixo claro lá que minha rede é meu espaço de lazer, se for pra lidar com gente escrota eu lido na vida real, na rede eu bloqueio mesmo ( mas como você disse ainda tem os perfis falsos). Muito boa sua postagem, dá pra refletir sobre ela. Mantenha-se forte e a luta segue ^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grupinho do dislike já é épico, mas haters são normais, eles trabalham pra você hahaha te divulgam de graça! :D

      Excluir
  12. Post rico e merecedor de muitos compartilhamentos. Palavras fortes e contrução reflexiva e intensa! Triste de ver situações assim, mas feliz de ver a força e o bom coração de tantos, como o seu, que prosseguem lembrando que sem humildade não há inteligência.

    ResponderExcluir
  13. Muita verdade em sua postagem. Infelizmente, esse tipo de agressão gratuita, tem acontecido com muita frequência, tenho um blog literário e algumas vezes já aconteceu comigo também. Pessoas que não se dispõe a doar seu tempo para investir no blog acabam não tendo tanto sucesso e por isso querem acabar com os que conseguem manter o blog com dignidade e respeito. Além disso acontece muito também o plágio. Perdi a conta de quantas postagens minhas na fanpage foram copiadas, exatamente as mesmas fotos e o mesmo texto, por esse motivo eu passei a colocar marca do blog nas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar a logo é essencial, o povo não tá nem aí eles plagiam mesmo!

      Excluir
  14. Olá linda,

    Já passei por isso diversas vezes. Algumas vezes fiquei bem magoada e me senti um lixo quando lia ofensas contra mim só pelo meu jeito de ser.

    Nos grupos de Whatapps é o que mais acontece. Já vi casos que pararam na Delegacia, porque as ofensas eram preconceitos sem limites de pessoas que acham que a internet é seu reino de destilar veneno.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou privando bastante meu Whatsapp para evitar isso, só passo pra quem eu confio mesmo!

      Excluir
  15. Nossa, isso é algo que me irrita num nível que nem consigo por em palavras. Simplesmente não consigo entender porque as pessoas fazem isso, que prazer é esse que sentem em ofender gratuitamente uma pessoa que na maioria das vezes, não conhece e nem sabe nada sobre a vida dela. É triste e dá muita raiva! Na maioria dos casos as vítimas são mulheres, meninas que acabam se fechando numa concha por não saber lidar ou como procurar ajuda.

    Muito boa sua postagem, que isso possa incentivar as pessoas vitimas desse crime a buscar ajuda.

    Beijos.
    www.escritacolorida.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá; acho muito válido você tocar nesse assunto no post.
    Infelizmente, parece que algumas pessoas olham para aquela tela do pc/celular/tablet e se esquecem de que ainda estão lidando com pessoas e de que são responsáveis sim pelo que colocam na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei nem o que dizer de quem acha que a tela do pc é uma proteção!

      Excluir
  17. Oie,

    Acho ridículo essas pessoas que procuram se vangloriar sobre as outras nas redes sociais, eu nunca passei por isso, mas é só o que eu vejo na Tv reportagens sobre o assunto, a vida é algo tão maravilhosa e linda e tem gente perdendo tempo fazendo outras pessoas infelizes, essas pessoas na minha opinião são doentes mentais, elas não pensam. A coisa mais simples antes de falar é algo é pensar se realmente que falar aquilo que quer postar aquilo, mas as pessoas se sentem na obrigação e no impulso de fazer algo! Vamos respeitar mais o próximo, hoje que xinga ou defama alguém, amanhã pode ser outra pessoa fazendo isso com a sua irmã, namorada (o), algum parente! O que a gente não quer para nós, não podemos desejar para os outros.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera todo mundo pensasse como você, respeito sumiu!

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?
    Ótimo texto e excelente discussão levantada. Devemos ter respeito e aprender a lidar como seres civilizados, respeitando as diferenças e evitar nos escondermos atrás de uma tela de computado que por sinal não é tão segura quanto esses que cometem Cyberbullying acham que é.

    "Respeito deve ter em todo lugar, não deve ser cobrado, é sua obrigação respeitar alguém."

    Att,
    decaranasletras.blogspto.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Julia, adorei a sua ideia de trazer depoimentos para tratar do tema, desrespeitos na internet é o que mais vemos, seja porque alguém gosta de algo que o outro não gosta, por causa de pontos de vistas políticos ou até pelas companhias e mesmo que você não concorde com uma atitude não é correto jugar uma pessoa que você não conhece e nem sabe os motivos e circunstancias que a levaram a fazer algo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  20. Olha esses depoimento cara, eu nunca sofri cyberbullyng, mas já sofri bullyng e sei como é isso. Faz a pessoa se sentir um lixo. Esse post foi muito bom, parabéns <3

    ResponderExcluir
  21. Desrespeito na internet é algo super sério e deve ser tratado como tal. Até escrevi uma redação esses dias sobre ''limites na liberdade de expressão'' em que falei sobre o assunto. Fiquei chocada com esses depoimentos, que coisa horrível D:
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  22. parabéns pelo tema muito útil e atual,pois todos fazemos uso dessa ferramenta,mas nem todos conhece os beneficios e maleficios que a internet nos trás gostei muito da forma como desenvolveu o post

    ResponderExcluir