01 dezembro 2015

LIVRO AMADO E ODIADO #1 : CREPÚSCULO

E começando nossa Discussão Literária, fiz uma pesquisa sobre 3 livros diferentes em um grupo literário no Facebook. É nossa primeira postagem com o tema de terça-feira, mas terá muitas outras se eu conseguir manter o blog organizado. 
Bom, para não ser uma postagem pesada, colocariam apenas 1 livro em cada discussão.
Depois de pensar tanto em qual livro escolher, resolvi escolher um livro que todo mundo conhece, mas que nem todo mundo aprova assim. 

Eu nunca li o livro, me apeguei tanto a The Vampire Diaries que não consigo ler ele. E de tantas resenhas negativas acabei desistindo. Porém, fiz uma pesquisa pedindo a opinião de pessoas que já leram o livro e o resultado foi o seguinte: 

LEITORA 1 | COMENTÁRIO: 
Eu gostei na primeira vez que li... Achei o estilo de escrita da autora muito cativante. Na época eu não era de julgar a personagem pela capacidade cognitiva dela e tal haha só sei que eu estava mais curiosa com a história do Edward do que da Bella propriamente, e até hoje gosto mais dele. Depois meio que parei de gostar porque perdeu toda a graça. O único da saga que ainda leio é "a breve segunda vida de Bree Tunner", que é tipo uma história á parte de uma das vampiras que aparecem.

LEITORA 2 | COMENTÁRIO: 
Eu li quando tinha 13 anos, na época gostei muito, a história fluía e era um livro diferente pra mim, nunca tinha lido fantasia, mas desde a primeira vez que li me irritei com a Bella, ela era bem sonsa, e com o passar dos livros com o Edward também, ele é muito "certinho" então foi perdendo a graça pra mim. Mas eu gostei muito mesmo do livro extra, que é o da Bree, que mostra os vampiros de uma forma diferente. Eu não leria tudo de novo, exceto o da Bree.

LEITORA 3 | COMENTÁRIO: 
Li a uns anos atrás. Como era um dos meus primeiros livros, adorei. Mas acho que se reler agora, não irei gostar tanto. Sempre achei a Bella sonsa, e o Edward estranho. Li e gostei mais da parte do Jacob e dos lobos hahaha.



LEITOR 4 | COMENTÁRIO: 
Eu li pra saber o porque do ódio gratuito que algumas pessoas tem pela
saga, não esperava muito, mas acabei gostando. A autora foi praticamente a pioneira na literatura YA, e ajudou a abrir as portas pro gênero que hoje tem tantos títulos. A história tem suas controversas, contudo, a leitura é muito fluida e a trama acaba te prendendo. Acho que a má fama da série se deu a partir dos filmes que acabaram virando um clichê, mas isso não desmerece a história, aliás a protagonista dos livros, diferente da personagem dos filmes é muito mais viva e com uma personalidade marcante. Enfim, eu gostei e recomendo que quem ainda tem preconceito com a série leia, porque pode acabar gostando no final, não são livros para grandes feitos e reflexões, mas vale a pena pra quem procura apenas um pouco de romance e diversão.



LEITOR 5 | COMENTÁRIO: 
A escrita da autora é fantástica, nada a criticar quanto a isso. Não sei se foi pela minha idade, eu tinha meus 13, 14 anos, época mesmo de namorico e assim, amei. Hoje, lendo novamente, já tenho ideias contrarias por conta do amadurecimento, das minhas experiências, e também da realidade. Antigamente, eu pensava (bobinha demais) que aquilo do triangulo amoroso era algo de boa, que um sempre sofria, mas que eu iria me sentir a fodona. Mas lendo isso hoje, vejo o quanto cruel o coitado do lobo, o Jacob sentiu. Foi cruel com isso, mas também foi uma leitura boa. Eu li e amei, e hoje continuo gostando... Mas certas opiniões mudaram completamente sobre a narrativa (diálogos principalmente) e também pelo jeito do amor jovial. Recomendo sim! Mas como li um comentário acima: É que foi antes de ler HP kkkkkkkkkk Pois HP ganhou de 10 a 0 e me viciei por completo!

18 comentários:

  1. Julia, estou sempre acompanhado o seu blog, e acho bem engenhoso da sua parte como você o desenvolve.
    Adorei a nova sessão, a Discussão Literária. Não li Crepúsculo ainda, mas está nos meus planos de leitura.
    Mas, confesso que foi ódio a primeira vista que tive quando vi Bella nas adaptações para o cinema da saga. Garota horrível. Porém, sou apaixonada pela saga. Amo vampiros, na verdade.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha a discussão literária será em breve, Fallen já ta no topo da lista. Obrigada, fico bem feliz! Odeio ela também, é super chata mas adoro vampiros, The Vampire Diaries define. Beijos.

      Excluir
  2. Genteeee! Eu amo Crepusculo. Todos os livros! De verdade. Eu gosto da escrita da autora, ela consegue passar bem as emoções dos personagens. Uma pena que não souberam fazer os filmes...
    Bom, o meu livro favorito da saga é Lua Nova. Acho que todo mundo que já perdeu alguém que ama, entende o que Bella passou. Já fiz muitos textos inspirados naquela dor dela.
    Enfim, ótimo post, como sempre.

    www.martinhabarreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li os livros, pretendo ler em breve! Beijos.

      Excluir
  3. Adorei a nova sessão Ju!!!!! E eu "amo" Crepúsculo!!! Em aspas por que não é um livro que eu leria novamente agora, mas sempre gostei da história, e mesmo lendo pela primeira vez, depois do segundo filme, a história me ganhou!!

    Beijos
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bom que gostou da nova sessão hahaha também gostei dela! Que legal, nunca li e nem pretendo ler crepúsculo, os filmes até que são legais! Beijos.

      Excluir
  4. Gostei dessa postagem, bem interessante. Crepúsculo para mim é um livro que nem cheira nem fede, não gosto muito , mas reconheço alguns aspectos interessantes da persona que é bem representado na obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente, tem partes boas e ruins, odeio os protagonistas!

      Excluir
  5. Oee, como a Lilian concordo sobre a postagem e a minha opinião é a mesma, não fede e nem cheira. Pra mim tanto faz como tanto fez mas espero ler ele ainda.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Não tenho nem um pingo de vontade de ler, mas acredito que muitos amam esse livro. Abraços!

      Excluir
  6. Olá,
    Eu tenho o Box da saga Crepúsculo, e só comprei por que eu achei ele muito barato, mas não tenho intenção nenhuma de ler!
    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio? Haha não acredito que comprou e não vai ler! Bom, quase compro por causa do preço mas desisti haha abraços!

      Excluir
  7. Oi! Poxa, que coisa legal toda essa discussão e pontos de vista em torno do livro. Não li Crepúsculo ainda, mas no ano passado ganhei o box num sorteio de Halloween e pretendo ler em breve.

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma sorte ganhar um box inteiro ne? Haha sonho de todo leitor! Leia sim, livro não serve pra ficar parado haha beijos!

      Excluir
  8. Adorei esse post..Bem diferente :-)
    Quando descobri o livro jatinha visto filme e odiado, sou apaixonada e sempre li livros de vampiros e infelizmente brochei com esse Edward que brilha qualquer vontade de ler sumiu. Se esse livro tivesse caido em minhas mãos quando tinha 11 ou 12 anos acho que teria lido e gostado. E não tiro o mérito dele em relação a quantidade de leitores que surgiu por causa desse livro.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li Crepusculo, não tenho vontade de ler mas talvez leia em breve, pelo menos o primeiro!

      Excluir
    2. Eu não li Crepusculo, não tenho vontade de ler mas talvez leia em breve, pelo menos o primeiro!

      Excluir
  9. OI,

    Gostei muito da sua ideia dos livros amados e odiados. Eu não li a saga Crespusculo, mas assisti aos filmes e gostei do último. Eu ainda pretendo ler a obra porque acho o Edward uma gracinha.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir