27 dezembro 2015

BATE PAPO :: SPAM

Sempre disse que o foco do blog é livros, series e filmes porém, hoje devo fugir do tema, vamos para a categoria Bate Papo. Algo está me incomodando imensamente na blogosfera, as pessoas não respeitam mais o espaço de uma pessoa.
Se eu tenho um blog/canal eu quero comentários e seguidores fiéis, que realmente gostaram do conteúdo e tudo está acontecendo diferente, prejudicando os dois lados.


Entenda: se eu não te pedi o link do seu blog/canal, você não deve de forma alguma comenta-lo em minhas postagens. Isso digo nas redes sociais. 



Se você visitou uma postagem e realmente leu/gostou dela. Caso for deixar um comentário decente, você pode SIM colocar o seu link no final do comentário. Eu coloco quando comento, acho legal para interagirem com você. Tanto comento quanto visito TODOS os links que deixam nos comentários do meu blog.



O assunto muda quando vem alguém com aqueles textinhos e soltando em toda postagem que vê, seja ela em blog/canal/rede social, exemplos: 

"Meu sonho é ter um blog grande e ter meu trabalho reconhecido por muitas pessoas. Visita lá o meu blog, siga e comente por favor."
Na maioria dos spams que vejo, a pessoa implora por um like e um comentário. Como assim? Se você quer seu trabalho reconhecido por muitas pessoas, você deve conquistar eles. Bora pra outro:
"Garota, gostei do post. Visita meu blog? Por favor, não esquece de seguir e divulgar, hein?"
Eu já recebi este no meu blog e fiz questão de excluir o comentário para ela não passar vergonha. Uma vez fizeram um spam aqui e vieram comentários ofensivos para o garoto do spam e foi por este exato motivo que excluí o spam desta garota, evitei que ela passe vergonha.

"Gente estou tentando bater a meta no meu blog/canal e quero pedir a ajudinha de vocês. Corram lá e se inscrevam/sigam."
Se você está tentando bater uma meta, você se dedica na qualidade do seu blog/canal/site para atrair pessoas para ele. Implorar não fará com que as pessoas gostem do seu conteúdo. Serão apenas números soltos e sem retorno. Seguidores e inscritos que não te acompanham, será apenas um número.


E o momento mais esperado. Aquele comentário famoso desde que me entendo por gente:

"Sdv."
Gente eu nunca ri tanto com isso. Sério, em todo lugar que eu estou(pela internet claro), esse "sdv" me persegue. O pior é que apenas essas três letras já mostram direitinho que a pessoa soltou esse sdv por todo o lugar. Toda hora alguém no Twitter fala isso pra mim e quando acesso o Twitter da pessoa, é lotado dessas três letrinhas. 

SDV: abreviação de "segue de volta"

O Mente Literária dia 13 completa 3 meses e eu nunca fiz spam. Acho uma vergonha quem sai poluindo postagens/blogs/canais das outras pessoas com links. Vamos pensar antes de fazer essas burradas, se quer crescer seu blog, evolua seu conteúdo e procure sempre melhorar, deixe de spam!

43 comentários:

  1. Sem dúvida que concordo plenamente, infelizmente ve-se isso muito pela blogoesfera, eu já cá estou à anos e no inicio não havia esta coisa e crescer e querer mais, mas de à uns dois anos para cá ve-se tanto isso =( É uma pena pois nota-se perfeitamente para quê é que o blog foi criado, acho que antes de mais devemos gostar do que fazemos e não querer apenas ter "o trabalho reconhecido".

    Beijinhos,
    Daniela RC
    http://ddocesonhadora.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o trabalho deve ser reconhecido, mas entendam, o "seu trabalho" não o trabalho que você cresce na costa dos outros. Eu estou na blogosfera há três anos e vi tanta coisa, fui criar meu blog agora, há dois meses e estou fazendo o possível pra não cometer essas falhas.
      O pior é que tem erros naturais, errar é natural. Porém, spam é algo que todo mundo já deixou bem claro o quão ruim é. Cansei de ver vídeos no yt e ver a poluição com spams de pessoas que só pensam em crescer prejudicando outra pessoa. É o mesmo que dislike, tem pessoas que nem assistem ao vídeo e vão direto naquele bendito dislike para tentar prejudicar alguém.
      Isso é super chato mesmo Dani, Beijos!

      Excluir
  2. realmente esse negocio de spam é muito chato, mas que tal dar uma passadinha lá no meu blog? hahahahaha brincadeira. Esse povo só liga pra números e só! bjos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Não esquece de seguir, hein?" KKKKKKK exatamente. De que adianta ter seguidores/inscritos fantasmas? Beijos!

      Excluir
  3. Oi Ju, tudo bem???? Adorei a postagem. Realmente essa é uma coisa muito chata e que eu odeio :(
    As vezes, a pessoa nem comenta nada em relação ao post. Ela só quer se auto promover mesmo. É tipo quando a pessoa comenta: "nossa que resenha maravilhosa" e nem era uma resenha ....
    Ou aquelas pessoas que ficam pedindo SEMPRE para você comentar em determinada postagem .... afz.. sem paciência para essas coisas :P
    Eu sempre deixo o link do meu blog quando comento para que a pessoa também possa me conhecer. E tenho uma interação bem legal com alguns blogueiros. Acho que isso faz bem. Mas essa coisa de ficar mendigando me irrita muito. Gente chata. Pior que tem quem aprende e pare. E tem aqueles que continuam sempre e sempre :P
    Beijooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho essencial você interagir, conhecer novos blogs, fazer com que as pessoas te conheçam. Já passei em grupos e vi postagens falando sobre seguidores. Estavam dizendo que hoje em dia os seguidores não acompanham os blogs.
      Eu quando acesso o Blogger para ver o desenvolvimento daqui, sempre olho as postagens recentes que ficam abaixo. Quem não olha? As vezes eu não tenho tempo de acessar todos os links para saber sobre o que se trata o post e por isso, sigo vários blogs para sempre estar acompanhando.
      Confesso que nem sempre lembro o nome de alguns blogs, mas tenha certeza que eu lembro do post que eu vi.
      Pedir para alguém comentar em algo é pedir pra passar vergonha hahahaha poxa, como assim?
      Beijos!

      Excluir
  4. Adorei o post, realmente tem muito SPAM por aí. Me faz uma visitinha, vou adorar! Beijos!
    Kkkkkkkkkkk Brincadeira. Tá aí outro exemplo de SPAM, a pessoa finge que leu o post, comenta qualquer coisa e já pede uma visita. Scrr! Já tô mais do que cansada dessas coisas. A gente fala, fala, fala, mas entra por um ouvido e sai pelo outro. E tem gente que ainda briga, dizendo que essa é uma das melhores formas de divulgação.
    Ahh, esse sdv também me persegue muuuuito!
    Beijos!
    http://www.lysiaribeiro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Olha, as vezes algumas pessoas comentam meus posts com um "adorei o post!". Confesso que não me importei pois nenhuma dessas pessoas colocaram o link e se elas estavam querendo se aproveitar teriam jogado o link. Temos que ver cada caso, né?
      Beijos!

      Excluir
  5. Já aconteceu tantas vezes comigo no meu canal,é bem ruim..

    ResponderExcluir
  6. Digitando com os pés enquanto bato palmas com as mãos o/
    Não tem nada mais constrangedor do que isso. Fazer uma divulgação marota no fim de um comentário decente, isso vai. Agora colocar coisas como "gostei do post e do blog, segue o meu?". Colega, assim não dá.

    Não que eu ache errado esse sdv, mas tem lugares específicos pra isso. Grupos no face voltados pra trocar seguidores, custa ir lá?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tenho pavor de trocas. Olha que nem cheguei a falar o que queria sobre trocas. Beijos!

      Excluir
  7. Eu acho spam uma coisa tão desnecessária. Quando vejo esse tipo de comentários em blog, chego a visitar os blogs que fazem isso e percebo que são blogs bons e que não precisam desse tipo de coisa pra ter reconhecimento, esse tipo de spam mancha a imagem do blog e sua integridade. Quer mais leitores, views, seguidores? trabalhe pra isso, não precisa ficar mendigando nos posts alheios.

    Bjs
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo. Não adianta ter seguidores fantasmas não e nem poluir o trabalho de alguém com seu link. Beijos!

      Excluir
  8. Comentário SPAM é um saco! Quando tinha meu blog no wordpress tive que retirar de lá, lotava de SPAM uma vez cheguei a ter mais de 100 num dia, quase fiquei louca.

    Agora esses comentários ridículos do tipo SDV "to seguindo" aff nem aceito.
    Agora eu acho bem legal deixar o link do blog caso tenha, assim posso retribuir a visita.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100? Senhor, eu acho que eu faria um vídeo citando todo mundo que fez spam só pra falar o quão ridículo a pessoa é(brincadeira... talvez). Também gosto de deixar o link, acho super legal visitar o blog dos visitantes. Sabe, sempre comento quando posso no blog dos outros e eles sempre visitam o blog, acho tão legal isso!!
      Beijos!

      Excluir
  9. Hoje em dia as pessoas acabaram confundindo divulgação com spam, realmente é um pouco cansativo se deparar sempre com segue de volta, ou coisas do tipo, na maioria das vezes até clico no seguir mas nunca mais apareço na página, ja que na maioria das vezes são pessoas preocupadas mais com números que com conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os blogs que sigo eu acompanho as postagens lá pelo Blogger. Acho legal saber o que está rolando na blogosfera(dos assuntos que eu tenho interesse).

      Excluir
  10. Olá :D
    Você falou TUDO. É muito chato você se "matar" para fazer posts bacanas para deixar seus seguidores satisfeitos ai vem uma pessoa e simplesmente não ler eu post e pede para você curtir/seguir/compartilhar o blog/página/canal etc. Faça-me um favor né? Se quer gente lhe seguindo faça por onde ! Gostei muito do post
    <3
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não retribuo ninguém, eu visito o blog da pessoa e caso eu me interessar por algo, eu comento. Abraço!

      Excluir
  11. Oi Julia, tudo bom?
    A propósito, ainda não conhecia seu blog. Fiquei muitos meses sem visitar blogs, mas cheguei finalmente. Acho que tudo o que você disse é verdade. Acho que em três anos de blog, recebi muito poucos assim. Costumo dizer que são os amigos que comentam no blog, são blogueiros que viraram meus amigos e que visito sempre, ou tento. Então sei que começaram comigo ou estão começando e apoio todos eles com comentários construtivos. Mas se não gostar do blog, nem perco meu tempo, sério. Essa troca de segue de volta sem fazer por onde não é para mim e não somos obrigados a nada. Parabéns pelo seu post, que em 2016 pessoas sdv não existam <3 Muito sucesso!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que 2016 este sdv esteja em extinção. Quando eu gosto, eu sigo imediatamente. Quando vejo que não é legal, nem perco meu tempo também. Obrigada! Beijos.

      Excluir
  12. Oiiiie
    Que legal seu post e apoio total sua revolta, é realmente chato pra caramba essas coisas, que esse ano aconteça menos com você, com todos haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nunca tive esse problema no blog... Quer dizer, se apareceu foi tão pouco que nem cheguei a notar. Agora, nas redes sociais é um saco mesmo. Uma vez ou outra pedir para você seguir, ou divulgar alguma coisa não me importo - as vezes a mensagem é legal ou é de alguma promoção e tal e a forma como a pessoa pede também é importante. Agora essa coisa de ser só 'sdv' ou 'comecei agora, me segue' e essas coisas bem genéricas realmente incomodam. Sempre tem aqueles que acham que quantidade é melhor que qualidade, infelizmente!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um trauma de "sdv". Se é pra ser sincera, serei sincera: eu não ensino o que é spam para alguém que sabe muito bem o que está fazendo. Já tentei explicar diversas vezes ou pedir para parar, a pessoa continua sem nem ligar. Trato com educação? Não, mando ir pra bem longe com esses spams e que se quer crescer algo, cresça com dedicação e não irritando as pessoas de tal forma.
      Cansei de receber links na minha caixa de mensagens ou de ser citada no Twitter recebendo um "sdv".

      Excluir
  14. Julia, realmente acho muito importante interagir com os blogs que visitam os nossos.
    Mas não tem nada a ver deixar comentários que se baseiam em seguir de voltas e trezentos links no final com blog, post do blog e vídeo do youtube.
    Não dá pra aguentar essas coisas.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo. Visito vários blogs daqui e acredite, até visito os spams. As vezes sigo pra demonstrar solidariedade hahahaha vai que eles param, né?

      Excluir
  15. Concordo com você, algumas pessoas passam do limite eu acabo ignorando e vivo recebendo esses spams. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estou recebendo com frequência, estou bloqueando vários meios das pessoas me contatarem por rede social. Eu também não bloqueio os comentários do blog para depois eu ir aceitar, eles que joguem spam, será uma honra excluir todos depois.

      Excluir
  16. Oii Julia, tudo bem?
    Super concordo com você! Já tenho o blog há mais de 2 anos e comentários como os que citou são muito, muito frequentes! Fico bem irritada, mas fazer o quê? Sempre excluo o comentário e nem visito o blog/canal da pessoa. Porque vamos combinar... ninguém pediu! kkk Mas falando de interação eu sou super a favor de colocar links depois de comentários decentes que dialogam com o post publicado.
    Falou e disse!

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, adoro interagir com os leitores do blog. Agora, poluir postagens/vídeos/blogs/canais alheios com links é horrível. Falta vergonha na cara de quem faz isso. Estou me controlando, recomendando para e recomendando parar, apenas parar kk mas se continuar, sai de perto. Beijos!

      Excluir
  17. Oii concordo com vc em genero, numero e grau...
    Minha nossa como isso me irrita e como existe gente sem noção nesse mundo.
    Espero de verdade que seu post sirva de alerta, porque minha nossa... povinho sem noção kkkkk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero. Fazia tempo que estava querendo escrever essa postagem, espero que em 2016 as pessoas acordem pra vida. Beijos!

      Excluir
  18. Olá, tudo bom??
    Nossa bate realente uma revolta.
    No meu blog eu não recebo tanto spam, porém no meu insta é direto.
    Posto algo falando de um livro e ao invés de perguntar alguma coisa relacionada a ele é somente um "sdv" Esse daí eu recebo muito e.e
    Acho que tem várias maneiras de se fazer divulgação, porém, acho que as pessoas ainda acreditam que essa é a forma mais fácil.
    Bom, foi bom o desabafo. Acho que muita gente está precisando ler essa postagem ahhahaha
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é no Twitter. Tive que criar outro Twitter só para acabar com os "sdv". Criei novas contas em todas as redes sociais bloqueando qualquer contato com pessoas desconhecidas, para evitar spam elas precisam enviar uma solicitação de mensagem.
      Spam não é divulgação, spam é resumido em falta de respeito com a blogosfera. Você além de poluir o trabalho de alguém, está afetando a própria imagem. Spam de longe é horrível, todo mundo sabe que é errado e quando se vê um spam, a primeira coisa que pensamos é: Ô TADINHA, VOU LÁ SEGUIR A COITADA!
      Não adianta negar, é triste. Todo mundo pensa assim, não tem jeito. Tenho mais dó que raiva da pessoa. Que em 2016 isto acabe!

      Excluir
  19. Olá, tudo bem?

    Sei como SPAM é uma merda, eu não recebo muito no meu blog, mas na página do meu blog e no twitter, nem te conto, são muitos. É realmente chato ficar recebendo essas coisas, principalmente no twitter, porque as pessoas deixam de me seguir por esse motivo.

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma guria veio discutir comigo porque saiu enviando "sdv" pra todo mundo e achou ruim quando eu disse que não seguiria. Não sigo mesmo, além de ser uma vergonha virtual é uma falta de respeito com quem usa rede social.
      Estou navegando na internet para curtir e não me deparar com esses spams. Coisa feia!

      Excluir
  20. Ei, tudo bem?
    Spam realmente é algo que incomoda, e quando mais falamos que não gostamos, mais pessoas começam a fazer, é impressionante. As pessoas não entendem que para crescer e ter reconhecimento, em qualquer lugar, precisa de dedicação. Se você não é íntegro no seu trabalho ou não dá o melhor de si, muito difícil você ter bons resultados. Mas realmente espero que um dia as pessoas se toquem que isso é chato e que acabam sendo mal vistos pelos outros.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta pessoas que querem crescer com dedicação. Ultimamente só vejo postagens tristes, dizendo que não atingiu meta, pra ir lá ajudar seguir. Pedir seguidores também é feio e fazer drama com isso é pior ainda. Beijos!

      Excluir
  21. Oi Julia!
    Também odeio esse tipo de coisa, mas o povo só quer numeros, não tem um blog porque realmente gosta de ler, escrever e interagir, só pensa no que pode ganhar com o blog e isso é tão zzzzzz
    Eu nem excluo, deixo a pessoa passando a vergonha, afinal, deu a cara a tapa... Gostei do seu post, bom ver que ainda tem gente boa na blogosfera!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Lu, e o pior é que enquanto a pessoa está jogando spam pra todo lado, poderia estar divulgando suas postagens e recebendo leitores fieis. Beijos!

      Excluir
  22. Eu tenho um blog,mas dificilmente deixo meu link nos meus comentários,também detesto comentarios jogados ao nada,apenas para divulgar e não para participar realmente do blog alheio,tem pessoas que esquecem a regrinha de ouro,ofereça com conteúdo que automaticamente os seguidores virão e com eles os tão sonhados comentários

    ResponderExcluir